About the Journal
DOSSIÊ: "O SUS E A POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: PERSPECTIVAS, RESULTADOS, AVANÇOS E DESAFIOS EM TEMPOS DE CRISE"
Período de Submissão:
7 de fevereiro de 2025 a 31 de outubro de 2025
Editores Convidados:
Profa. Dra. Luciene Rodrigues Barbosa (Universidade de Brasília - UnB)
Prof. Ms. Fagner Pereira da Silva (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp)
Este número temático tem como foco a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), destacando o estado da arte, resultados de pesquisas e reflexões acerca dos desafios e avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) em tempos de crise. Buscam-se contribuições que discutam estratégias de fortalecimento dos serviços de saúde, ferramentas de apoio à tomada de decisão e mecanismos de enfrentamento dos principais obstáculos à promoção da saúde no contexto brasileiro. Desse modo, estudos que explorem o panorama atual dos serviços de saúde, bem como propostas inovadoras de intervenção em nível local, regional ou nacional, são especialmente bem-vindos.
Objetivos do Número Temático
- Fortalecer o debate científico estimulando a publicação de pesquisas que contribuam para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de promoção da saúde.
- Fomentar a pesquisa na área da Saúde Pública, Saúde Coletiva e Promoção da Saúde contribuindo para o desenvolvimento de linhas de pesquisa e subsidiando o avanço teórico e prático desses campos.
- Promover análise críticas e intercâmbio de experiências sobre estratégias para o fortalecimento do SUS em tempos de crise, considerando contextos que envolvam emergências sanitárias, questões políticas ou sociais.
- Dialogar com à Portaria GM/MS nº 2/2017, que consolida as políticas nacionais de saúde do SUS, especialmente apresentando resultados de pesquisas que abranjam os temas prioritários estabelecidos na Política Nacional de Promoção da Saúde.
Tipos de Artigos Aceitos
Serão aceitos trabalhos originais e inéditos, tais como: ensaios, revisões de literatura, artigos metodológicos, relatos de experiência, estudos de caso, pesquisas sobre implantação de serviços. A critério da comissão editorial, as submissões na seção de Artigos deverão contar, no mínimo, com a participação de um(a) autor(a) que possua o título de Doutor(a) ou Mestre.
Eixos Temáticos para Submissão
Os artigos devem abordar um ou mais dos seguintes eixos temáticos:
- Formação e educação permanente no âmbito da promoção da saúde;
- Alimentação adequada e saudável: segurança alimentar e nutricional;
- Práticas Integrativas, Complementares e Atividade física;
- Enfrentamento do uso de tabaco e seus derivados e do abuso de álcool e de outras drogas;
- Promoção da mobilidade segura: vigilância em saúde, atenção básica, urgência e emergência;
- Respeito às diversidades e promoção da cultura da paz.
Observações:
Serão priorizados aqueles artigos submetidos que discutam os desafios, avanços e soluções diante de situações de crise. Todos os manuscritos serão avaliados pelos editores convidados, por pares especializados e pelos editores da Revista Interdisciplinar em Saúde. As submissões devem ser realizadas por meio do sistema online da revista, de acordo com as regras e orientações para autores.
Revista Interdisciplinar das Ciências da Saúde
A Revista Interdisciplinar das Ciências da Saúde (RICS) ISSN 2966-2354, tem por finalidade publicar em caráter prioritário trabalhos científicos, desenvolvidos por pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação em fluxo contínuo. Destina-se também à publicação de artigos de interesse para as áreas das Ciências Médicas e da Saúde, desenvolvidos em instituições ensino e pesquisa.
CHAMADA DE ARTIGOS
Está aberto a chamada para recebimentos de artigos para o V.2 n.2 (2025): "O SUS e a Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectiva resultados, avanços e desafios em tempos de crise". Esteremos recebendo artigos com este tema até a data de 31 de Outubro de 2025. A Revista não cobra taxa de submissão e publicação.